AURA anuncia redução nas tarifas de água potável a partir de Junho de 2025

                      

AURA anuncia redução nas tarifas de água potável a partir de Junho de 2025

A Autoridade Reguladora de Águas e Saneamento (AURA, IP) informa que as tarifas da água potável serão actualizadas a partir de Junho de 2025. A medida abrange consumidores domésticos, entidades gestoras do serviço público de abastecimento de água e o público.

Esta actualização enquadra-se nas atribuições conferidas à AURA, IP pelo Decreto n.º 41/2021, de 18 de Junho, e pela Lei n.º 9/2024, de 7 de Junho. O principal objectivo é assegurar maior equidade no acesso e garantir a sustentabilidade do serviço público de abastecimento de água.

As novas tarifas foram definidas nas Resoluções n.º 1/2025 a n.º 4/2025, publicadas no Boletim da República, I Série, n.º 82, de 2 de Maio de 2025, e estão disponíveis no site oficial da AURA.

As alterações tarifárias traduzem-se numa redução considerável nos custos, beneficiando especialmente

Entidades públicas de carácter social (escolas, hospitais, esquadras, quartéis) com consumo até 15m³ por mês.

Exemplos de reduções:

Em caso concreto, em Maputo, Matola e Boane, a factura mensal para consumo doméstico até 5m³/mês passa de 222,88 meticais para 143,00 meticais, uma redução de 36%.

Para entidades públicas de carácter social nessas cidades, o valor desce de 1.215,86 meticais para 750,90 meticais, representando uma diminuição de 38%.

Outras cidades, como Xai-Xai, Inhambane, Beira, Nampula, Pemba e Lichinga, também serão beneficiadas, com reduções que variam entre 32% e 55%, consoante os sistemas locais de abastecimento.

Apesar do impacto positivo desta medida no orçamento das famílias moçambicanas, a AURA reconhece que ainda persiste o desafio da expansão e melhoria da rede de fornecimento de água. Muitas regiões do país continuam a enfrentar dificuldades no acesso regular a este recurso essencial.

A AURA reafirma o seu compromisso com a prestação de serviços públicos de água e saneamento acessíveis, eficientes e sustentáveis, contribuindo para o bem-estar das populações e o desenvolvimento nacional


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem